Os posts mais comentados

Widget [ FerramentasBlog.com ]

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Projeto UCA em Sergipe

Classmate UCA - Foto PMA
O programa UCA – um computador por aluno, é um projeto do governo federal e integra as ações para o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino.

Em Sergipe, o projeto está presente no município de Barra dos Coqueiros para cerca de 4000 alunos.
O projeto-piloto, onde todos os alunos e professores da rede pública (estadual e municipal) terão um computador do tipo classmate, significa um grande avanço na inclusão digital no estado.

O equipamento desenvolvido para o programa é um computador portátil desenhado a partir de padrões estabelecidos pelo Inmetro,  e, com a realização de uma licitação nacional, o modelo apresentado foi o vencedor e virá adaptado com sistemas de segurança que impedem o funcionamento do equipamento após um determinado período sem a conexão com a rede física da escola, além de um bloqueio do sistema para acesso a páginas de conteúdo inadequado à proposta educacional.

Em visita feita na manhã de ontem ao município, pude observar a transformação que o projeto vem provocando.  Basta uma sombra, seja debaixo de uma árvore ou na cobertura da escola, para que várias crianças façam uma reunião tecnológica, onde cada um com seu classmate, explora o universo da tecnologia e da Internet,  fazendo com que estas crianças entrem definitimanete na era do conhecimento digital.






Todas as escolas participantes do projeto estão equipadas com um sistemas de acesso à rede sem fio, permitindo que os alunos tenha acesso à Internet em toda a área da escola. Em breve, o acesso será estendido a toda a área urbana do município, permitindo assim que os alunos tenham o mesmo acesso em áreas como praças e nas proximidades de suas cadas.

Nenhum comentário: